.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Soberania X Autonomia – Sabe diferenciar?

                                                   
Soberania e autonomia são dois conceitos diferentes, a autonomia é o exercício do poder dentro do território nacional, ou seja, a União, os Estados, o Distrito Federal e Municípios são todos autônomos e possuem poder dentro de seu território, não podendo invadir o do outro, pois há um limite estipulado pela Constituição. É um exercício de poder “dentro de casa”.

Autonomia à Há uma divisão de competências e cada um exerce o seu poder em seu respectivo território.

Ex.: A presidente Dilma não pode mandar em uma cidade, pois em um município existe um prefeito que exerce seu poder, assim como o governador o seu estado e a presidente a união.


A soberania é a autoridade suprema, o exercício do poder sem limites. Ocorre entre estados e países independentes, então cada um faz o que quer e vai até o limite de suas forças. A República Federativa do Brasil, de acordo com o art. 1º da Constituição é soberana.

Soberania à É permanente e se extingue apenas quando forçado por algo superior. É o exercício da força sem limites.

Ex.: A presidente exerce a função de Chefe de Estado em solenidades fora do Brasil, sendo a expressão da República Federativa brasileira no exterior, e quando volta para seu país, é a chefe da união. Ou seja, a presidente é soberana como chefe de estado e autônoma como chefe de governo/união.
A rainha da Inglaterra, por sua vez, reina, mas não governa, pois ela exerce apenas a função de chefe de estado. A administração fica por conta do Primeiro Ministro, que é o chefe de governo.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário

Total de visualizações

Copyright © A Personalidade Jurídica ⚖ | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes