.

domingo, 1 de novembro de 2015

Veja 6 livros que todo estudante de direito deve ler

Sevocê é estudante de direito e procura por bons livros que podem ser relevantes para a sua vida acadêmica e futura carreira, está no lugar certo. Os livros são ótimas fontes de informações e entretenimento, afinal, a leitura expande os horizontes do saber e, diga-se de passagem, é uma forma prazerosa de entendimento e assimilação de conteúdo.

Hoje a dica é de livros e doutrinas para você aproveitar melhor o seu curso de direito, sendo que na lista abaixo, há também obras literárias que não ligadas diretamente à área do direito, mas que farão toda a diferença para a sua formação, seja em âmbito cultural ou de base para conhecimento. Vamos ao que interessa:

Crime e Castigo – Fiodor Dostoiévski


Não é à toa que este livro é um dos melhores romances da história! Ele retrata com maestria a angústia e o terror de um personagem que comete um assassinato. A história é emocionante, pois Dostoiévski reproduz os pensamentos mais íntimos do assassino antes, durante e depois do crime cometido, fazendo com que o leitor se sinta dentro da cena e que também sinta os sintomas de tal culpa.

Em Crime e Castigo podemos ver o desejo de que o assassino tem de ser punido e como lidar com o sentimento de culpa. É um romance que envolve diversos temas, como o capitalismo, a religiosidade, a psicologia, permitindo ao leitor uma reflexão acerca de diferentes assuntos. Se você optar pela leitura deste clássico, mergulhe de cabeça!


Fundamentos de Direito Público – Carlos Ari Sundfeld


Neste livro você terá uma completa introdução à teoria geral do direito público, o qual aborda-se de maneira simples e didática o universo do direito público e do poder político, além de uma fusão entre direito administrativo, teoria geral do Estado e direito constitucional.  Com certeza é uma leitura de grande valia para o estudante de direito, pois o autor consegue explorar muito bem os temas e o melhor, de forma humorada, que faz com que a leitura seja prazerosa.


Dos delitos e das penas - Beccaria


Publicado na Itália, em 1764, é uma obra que faz uma crítica ao sistema penal da época, que aplicava penas desproporcionais e procedimentos desumanos que iam de encontro com os princípios de humanidade e presunção de inocência.

Em seu livro, Beccaria destaca a importância da realização de um julgamento, coleta de provas, celeridade na aplicação da pena, enfim, busca caminhos racionais e humanitários para a aplicação do direito penal, sendo reconhecido como um dos mais importantes escritores da justiça criminal.


Código da Vida – Saulo Ramos


O livro é uma mescla de história da vida real com ficção, um pouco de suspense, drama e muita experiência de vida. O jurista Saulo Ramos conta em detalhes os fatos e acontecimentos de sua vida profissional e pessoal com narrativas envolventes.

Podemos ver também como é realizada a política no Brasil e também narrativas de como foi resolvido um caso jurídico. Tudo isso baseado na experiência do jurista, que dedicou sua vida à justiça.


Teoria Geral do Processo - Ada Pellegrini Grinover, Antônio Carlos de Araújo Cintra & Cândido Rangel Dinamarco


Se você se encontra no primeiro ano da faculdade, este também é um livro bem interessante para ler, pois possibilita uma visão mais específica sobre funcionamento da justiça, não limitando-se apenas ao processo judicial.Aborda sobre o Ministério Público, a organização do judiciário, as funções do STJ e STF, so bre os advogados públicos e privados, enfim, um livro bem interessante e fácil de entender. Com certeza você vai se sentir mais informado e por dentro desses segmentos.


Pontes de Miranda
É interessante começar a se habituar com a linguagem de Pontes de Miranda, afinal, sua obra não encontra paralelo no Brasil. O autor contribuiu de forma significativa para o enriquecimento da ciência jurídica no Brasil, elevando o país como uma nação respeitável no segmento jurídico.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

6 comentários :

Total de visualizações

Copyright © A Personalidade Jurídica ⚖ | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes