.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Plano Marshall e sua importância para a economia Estadunidense


Após a 2ª Guerra Mundial, a pobreza se assola em países europeus, na Itália, por exemplo, era um solo fértil para o comunismo, que prometia soluções para o fim da pobreza e injustiças econômicas. A América tinha receio de que a Itália e a Europa Ocidental se voltassem ao comunismo, que se mostrava como uma esperança para um mundo melhor em meio à miséria e desestabilidade econômica.

            A União Soviética oferecia um modelo alternativo para a sociedade; propriedade pública em uma economia centralmente planejada, ou seja, um contraste à crença ocidental de uma economia diversificada e de livre comércio. Havia uma preocupação de que os comunistas da Europa Ocidental se tornassem ativos, levando a economia ao colapso, o que poderia facilmente ocorrer se nenhuma providência viesse a ser tomada. Se isso viesse a acontecer, as chances dos soviéticos se expandirem e influenciarem a Europa Ocidental eram grandes.

            A Europa se encontrava economicamente desestruturada, sem recursos financeiros, falida, em meios a escombros e ruínas, além das pessoas que lutavam para sobreviver. O apelo do comunismo era cada vez maior e por isso, Harry Truman, o então presidente estadunidense, decidiu combater o comunismo, com o objetivo de conter sua expansão e, em 12 de março de 1947 assumiu o compromisso de defender o mundo da ameaça comunista.

Com a disposição do recentemente nomeado Secretário do Estado, o General Marshall, este viria com a resposta dos Estados Unidos frente a esta preocupação da iminente “invasão” comunista. Assim, foi elaborado o Plano Marshall, o nome, em referência ao general, seu inventor. Este plano tinha como objetivo a reconstrução da Europa, era um plano de resgate europeu, o qual bilhões de dólares seriam necessários. Marshall propôs ajuda à Europa em uma vasta escala.

Em tese, o Plano Marshall era aberto tanto para o leste como para o oeste da Europa, tendo também como objetivo beneficiar países com influência soviética, a fim de trazê-los para seu lado, para o lado do capitalismo, porém, como não aceitaram, não entraram no plano. A União Soviética também foi chamada para participar do Plano, porém, seu líder Stalin, negou o convite e acrescentou que o plano era uma estratégia capitalista, por isso, os outros países que sofriam influências socialistas não fizeram parte.

Os países que se beneficiaram do plano foi a Alemanha, Inglaterra, França e Itália, que receberam cerca 17 bilhões de dólares, resultando um crescimento praticamente imediato na área agrícola, econômica e industrial. Vale ressaltar que a ajuda foi realizada por meio de empréstimos financeiros.

            O Plano Marshall foi uma estratégia de fortalecimento do capitalismo e da hegemonia mundial dos Estados Unidos sobre determinados países europeus, pois, além de possibilitar a reconstrução desses Estados capitalistas e sua recuperação econômica, aumentou o vínculo deles com os Estados Unidos, inclusive nas relações comerciais, aumentando as exportações norte-americanas para a Europa Ocidental e, consequentemente, expandindo sua influência política sobre tais regiões e impondo seus princípios.

Outro ponto também é que o Plano Marshall possibilitou o fortalecimento dos países capitalistas frente ao socialismo, já que este Plano tinha como objetivo impedir a expansão do comunismo (Doutrina Truman).

Por meio desse Plano, países da Europa Ocidental se tornaram prósperos durante a década de 1950, crescendo economicamente como nunca antes, porém, quem realmente cresceu, ganhou forças e se consolidou foram os Estados Unidos, que ganhou dependentes econômicos, espalhou sua ideologia capitalista por esses países e outros continentes, evitando qualquer tipo de intervenção comunista.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário

Total de visualizações

Copyright © A Personalidade Jurídica ⚖ | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes