.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Sociologia: Anomia, Controle e Mudança Social


Anomia, o que é?
            Palavra grega que significa à a (ausência), nomos (lei) = ausência de lei. Pode indicar uma mudança social. Para Durkheim, é indício de crise, podendo levar à destruição individual de cada pessoa, que torna-se desorientada.
Possui 3 significados, dentre eles:
- Ilegalidade à Quando um indivíduo vive alheio às regras sociais e em situação de transgressão das normas;

- Ausência de regras de comportamento à Conflito de normas que ocasiona exigências contraditórias, tornando difícil a adequação do comportamento do indivíduo às normas;

- Falta de normas que vinculem as pessoas em um contexto social à Uma perda de referencial, uma ausência de normas de referência que geram uma crise social ampla e geral. Pode indicar uma mudança social: crise de valores, ou seja, a contestação de regras sociais ou crise de legitimidade de poder político e jurídico. Ex.: Anos 60 (mudança do papel da mulher na sociedade), hippies (representaram a contracultura).
Esse tipo de anomia liga-se ao conceito de autonomia e heteronomia:

Autonomia: Um indivíduo rege-se por suas próprias regras. É independente;
Heteronomia: Submete-se às leis que são estabelecidas por outros, pelos que possuem o poder, que impõem as normas à todos, independentemente de haver ou não um consenso.


O que é controle social?
            Ligado ao poder e à dominação, por estes terem a capacidade de influenciar, coagir e reprimir, sendo que é exercido sempre por autoridades e classes dominantes, os quais detêm o poder. O controle social é uma forma de controlar um grupo social, de modo que os indivíduos de uma determinada sociedade ajam de maneira previsível e de acordo com os valores deste local, ou seja, é uma forma de regular um comportamento por meio de mecanismos de ordem social.
            O controle social caracteriza-se por tudo aquilo que influencia o comportamento de membros de uma sociedade. Esses meios de controle podem ser formais e informais. Os dispositivos podem ser os usos, costumes, leis. Visa integrar um indivíduo ao padrão da sociedade, como uma forma de socialização.


O que é mudança social?
            É uma nova forma de como as pessoas dão sentido à vida, ou seja, há uma reestruturação das relações sociais, de como educar os filhos, trabalhar, constituir família e etc.
            De acordo com a sociologia, a sociedade é dinâmica e está sempre em constante transformação. Os sociólogos estudam formas e causas da mudança social. Dentre os fatores, se encontram os geográficos, econômicos, ideológicos, difusão de acontecimentos e valores com outras sociedades e etc.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário

Total de visualizações

Copyright © A Personalidade Jurídica ⚖ | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes