.

domingo, 6 de março de 2016

6 ensinamentos que a série Suits oferece aos estudantes e operadores do direito


Se você ainda não teve a oportunidade de assistir, conheça a sinopse da série mais celebrada do momento: Suits. A série possui dois protagonistas centrais, sendo eles o Mike Ross, um cara com memória fotográfica e enciclopédica, que não cursou a faculdade de direito, e Harvey Specter, o advogado mais renomado de Manhattan.

Mike Ross, embora brilhante, ganha a vida fazendo provas para outras pessoas, enquanto Harvey Specter, fechando contratos milionários e conquistando soluções para todos os problemas da firma mais reconhecida da cidade, a Pearson Hardman.

A vida dos protagonistas muda quando eles se encontram casualmente em uma entrevista por acidente, e Harvey contrata Mike, impressionado pelo conhecimento das leis e inteligência do novato, porém, com a plena consciência de que o futuro associado da conceituada firma é uma fraude. Moral da história: Os dois mentem e passam a dizer que Mike Ross é um formado de Harvard, única universidade aceita pela firma.

É uma série que gira em torno do universo jurídico, mas também tem um toque romântico, diversão, ironia, sarcasmo e inúmeros desafios, que são frequentemente superados pela dupla, sempre em busca da ascensão profissional. Enfim, para saber mais sobre todos os detalhes e os desdobramentos da série, vale a pena assistir para entender direito ;)

Embora haja diferença entre o direito norte-americano, de tradição anglo-saxão e o brasileiro, com um sistema de origem romana, é possível extrair grandes valores e ensinamentos da série para a carreira na advocacia, dentre elas:


1.    Conhecimento e Confiança caminham lado a lado
Quanto mais conhecimento você possuir, maior capacidade de debater, fundamentar e de argumentar você terá. A confiança em si mesmo, por sua vez, é a base que você precisa para se arriscar e não ter medo de encarar a vida. Conheça suas habilidades e valorize suas capacidades, sempre buscando aperfeiçoamento e atualização, pois confiança sem conhecimento é nada mais que o ego inflado.


2.    Trabalho Duro e busca pela vitória
Essa é a maior lição que podemos extrair de Suits, afinal, os advogados da Pearson Hardman trabalham com muita dedicação, empenho e alta qualidade nos resultados. Então a dica é: plante, e assim colherá os bons frutos do seu trabalho!

Outra questão que a série aborda é a busca incessante pela vitória! Cada caso é especial e ganha todo o empenho e comprometimento da equipe, que dão tudo de si para chegarem ao resultado almejado.


3.    Aparência e Boa Postura é a sua identidade
Com certeza você já ouviu a frase: “as aparências enganam” e isso é a mais pura verdade. Este tópico não possui a finalidade de desmentir esse velho ditado popular, porém, há inúmeras situações em que uma boa aparência, postura e reputação vão contar ao seu favor.

Isso tudo acima citado é nada mais, nada menos, do que uma construção que você fará ao longo da vida, tendo como base a ética, a personalidade e o respeito, ou seja, a boa aparência não diz respeito apenas ao físico, mas sim a sua identidade, a forma de como você será visto pela sociedade.


4.    A vantagem de ter flexibilidade
Quem é fã da série sabe que ter jogo de cintura é a chave do sucesso. Enquanto há ocasiões em que é necessário ter uma postura mais firme, em outras, haverá a necessidade de saber conduzir uma situação da melhor forma possível, sendo flexível e maleável, afinal, infelizmente ou felizmente, não temos a fórmula mágica para todos os momentos da vida.


5.    Importância do relacionamento entre pessoas
O interessante da série é que retrata os grandes escritórios: a competição existente no mundo corporativo, a forma pela qual uma equipe interage entre si, os desafios que necessitam ser superados diariamente e as decisões estratégicas que envolvem este universo.

Embora exista toda uma competitividade e ambição, há também sentimentos envolvidos, afinal, as empresas são feitas e geridas por pessoas que também sentem medos e angústias. Uma prova é o próprio escritório, que sofre constantemente mudanças de nome, como Pearson Hardman – Pearson Specter – Pearson Specter Litt, ou seja, essas mudanças foram realizadas baseadas em sentimentos, sejam eles por medo de perda, por amor ao trabalho, por orgulho, por ego, enfim, as emoções e sentimentos também fazem parte deste universo.

A série também valoriza o relacionamento entre as pessoas, pois estas não são máquinas e são passíveis de cometer erros e acertos. Podemos ver inúmeras passagens onde os personagens se apóiam em momentos difíceis e se tratam uns aos outros como mais que uma equipe, mas uma família.


6.    É preciso ter paixão pelo o que faz
Isso ninguém pode negar! Os colaboradores da firma não veem sua profissão como um simples trabalho, mas como um hobby, uma vocação, uma paixão! Este sentimento revela muito sobre os rumos de uma organização, afinal, relaciona-se com o nível de dedicação e esforço que será empregado por cada pessoa em seu trabalho.

Em Suits, todos trabalham em prol do sucesso da firma, o que faz toda a diferença para uma organização, pois torna o local mais produtivo e colaborativo, e, um escritório onde se trabalha com profissionalismo, dedicação, qualidade e reconhecimento, é um local onde todos desejam atuar.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário

Total de visualizações

Copyright © A Personalidade Jurídica ⚖ | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes