.

sexta-feira, 4 de março de 2016

6 filmes jurídicos para estudantes de direito – Parte II

A linguagem cinematográfica é uma ótima oportunidade de ampliar os nossos conhecimentos jurídicos pelo meio cultural, afinal, os filmes retratam diferentes situações, culturas e percepções da realidade.

Esta seleção de filmes jurídicos para estudantes de direito tem por objetivo proporcionar a quem assiste, reflexões sobre temas atuais de nossa sociedade. Vale a pena assistir. Para ver a primeira seleção de 5 filmes do blog, acesse aqui 



A Condenação

Baseado em fatos reais, o longa conta a história da garçonete Betty Anne, interpretada por Hilary Swank, que deixou sua profissão e casamento de lado para libertar o seu irmão da cadeia, condenado a prisão perpétua por assassinato.

Sem dinheiro para pagar um advogado de renome e convencida da inocência de seu irmão, Betty Anne inicia um projeto longo e árduo: decide voltar a estudar, cursa direito e assume o caso para provar a injusta condenação, levando anos para a sua resolução.

É um filme que fala sobre resiliência, determinação, amor e profunda busca pela justiça. Vale muito a pena assistir esse filme, que está na seleção de filmes jurídicos para estudantes de direito.


O Juiz

É um filme jurídico que retrata que os profissionais do direito, mesmo os mais conceituados e renomados da área são pessoas comuns, que também possuem problemas familiares como qualquer outra pessoa.

A história cita o relacionamento de um advogado de sucesso, filho de um importante juiz linha-dura. O filho retorna a cidade natal para o funeral de sua mãe e terá que lidar com sua família e com seu pai, o qual não possui um bom relacionamento.

O juiz, interpretado por Robert Duvall, é uma figura poderosa na cidade, e que terá lidar com a acusação de um assassinato, o qual o filho, interpretado por Robert Downey Jr, terá que defendê-lo, mesmo sem demonstrar tanto interesse para isso.
É um filme interessante para quem gosta de assistir bons embates no tribunal e claro, para quem também curte dramas familiares.


A Qualquer Preço

Trata de um assunto verídico, o qual um advogado aceita uma causa multimilionária contra uma empresa que, culposamente, poluiu as águas de uma cidade, envenenando a população e causando inúmeros casos de câncer na região.

É um filme de atuação impecável de John Travolta e Robert Duvall. O interessante é que a obra é entrecortada com palestras e aulas dos dois advogados sobre a melhor conduta que um profissional do direito deve possuir, além do quão importante é não sofrer a dor do cliente, pois como mesmo se ressalta no longa: “o advogado que sofre a dor do cliente ajuda tanto o cliente quanto um médico que tem medo de sangue”. Não é à toa que "A Qualquer Preço" integra a lista de melhores filmes jurídicos para estudantes de direito.


Um Álibi Perfeito

Conta a história de um promotor, interpretado por Dominic Cooper, que sai para comemorar com os amigos e volta para sua casa dirigindo embriagado. De repente, um homem aparece em sua frente e é atropelado pelo promotor. Sem saber o que fazer ou agir, com medo de perder seu cargo, liga para a emergência, mas deixa o homem sozinho no local, pensando não ter sido visto por ninguém.

Dias após o ocorrido, um homem é acusado pelo assassinato do atropelado, e o promotor em ascensão é quem deve processar o caso de crime de atropelamento que ele mesmo cometeu, mas decide inocentá-lo para que uma injustiça não seja feita. Será que ele fez certo? Só assistindo o filme para saber.


Tempo de Matar

Conta a história de dois homens brancos que estupraram uma menina negra de 10 anos e o pai, interpretado por Samuel L. Jackson, decide fazer justiça com as próprias mãos, assassinando os culpados diante de várias testemunhas e ferindo, acidentalmente, um policial.

Com isso, o pai é levado à justiça por duplo homicídio e resta à defesa livrar o réu da condenação. A defesa, composta por 2 advogados brancos, interpretado por Matthew McConaughey e Sandra Bullock vão lutar contra o preconceito e o racismo que impera na pequena cidade. Este longa não poderia falta na lista dos melhores filmes jurídicos para estudantes de direito.



O Advogado do Diabo
É um clássico que não poderia estar fora da lista. A produção conta a história de um jovem advogado que nunca perdeu uma causa, sendo agora contratado pelo dono do maior escritório de advocacia de Nova York.
Acontece que o jovem ambicioso, iludido pelo luxo do escritório e de tudo que o cerca, não dá a devida atenção aos sinais de perigo que aparecem a sua frente.
É um filme que ressalta a importância de um advogado manter os pés no chão.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários :

Total de visualizações

Copyright © A Personalidade Jurídica ⚖ | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes