.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Você sabe a diferença entre Ética e Moral?

Devo ou não devo? Certo ou errado? Bom ou mau? Provavelmente você já deve ter feito alguma dessas perguntas na hora de tomar uma decisão ou fazer uma escolha. Embora os termos ética e moral pareçam semelhantes e tenham relação entre si, são conceitos distintos.

Ética: Vem do latim (ethos = hábito). Significa conduta e modo de agir, mas o que diferencia da moral é que a ética é uma filosofia moral, o qual busca-se entender os sentidos dos valores morais. Cada grupo possui seus valores, crenças e culturas, a ética é constituída por um sistema de argumentos os quais determinados grupos ou pessoas justificam suas ações. Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. A reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes, entendendo-as, por exemplo, ultrapassadas.

Moral: Vem do latim (mores = costume). Sendo assim, pode-se descrever a moral como as normas de conduta, um conjunto de valores que viabilizam o equilíbrio entre os anseios individuais e os interesses da sociedade. Em outras palavras, a moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral.



Ética à Comportamento moral dos homens em sociedade (normativa).
Moral à É o objeto da ética, conjunto de valores (morais).



Ética
Moral
“ethos” = hábito
“mores” = costume
Universal (justiça)
Individual (o que é justiça)
Reflexiva
Prática
Problemas (abstratos)
Problemas (concretos)


Direito e Moral – Se aproximam, pois disciplinam a relação entre os homens e as normas, visando garantir uma certa unidade social, podem se modificar de acordo com o passar do tempo e espaço. Ao mesmo tempo se diferem, pois vida moral é interior e jurídica é exterior; sanção diversa (moral interna, jurídica externa).

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário

Total de visualizações

Copyright © A Personalidade Jurídica ⚖ | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes