.

domingo, 19 de junho de 2016

4 Dicas para Vencer a Procrastinação

procrastinação é nada mais, nada menos, que a “arte” de deixar uma atividade ou tarefa para amanhã, isto é, a mania de deixar tudo para depois.

Em outras palavras, procrastinar é um hábito de postergar ao máximo uma ação que poderíamos ter começado antes, ou seja, você se ocupa em fazer coisas que não precisa para evitar fazer aquilo de que realmente precisa.

A princípio, não há nenhum problema em adiar uma tarefa para o dia seguinte, mas sim, chegar no dia seguinte e adiar para o outro dia. O problema do amanhã é que se torna aquele lugar que ninguém viu ou sabe onde fica, mas que certamente boa parte dos planos, motivações e objetivos se encontram.

Para pessoas que trabalham “home office”, estudantes e concurseiros, a procrastinação se torna um problema real onde não há disciplina, foco e organização. Vencer a procrastinação é uma tarefa difícil quando você desconhece os seus limites, não possui um objetivo e não organiza o seu dia-a-dia.

A disciplina é um bom hábito que deve ser cultivado, afinal, quanto mais você exercita, mais você tem.

Sabe qual é a maior inimiga da disciplina? A ansiedade! Ter disciplina é vencer a empolgação momentânea para a concretização de algo e cumprir, de fato, as promessas que fazemos a nós mesmos.

É melhor se dedicar por 1 hora todos os dias a uma atividade, completando 7 horas por semana, do que passar 8 horas em uma atividade durante um dia inteiro, isso porque a memória cristaliza o conhecimento e, nada se constrói sem o dia após o outro.

Para isso ocorrer, é preciso também de organização, de uma agenda, de anotações e claro, de um foco, de algo que você estabeleça como meta e que siga fielmente.

Não deixe o trabalho ou o estudo para amanhã, se você pode começar hoje! Veja abaixo 4 dicas úteis para vencer a procrastinação:


Tenha um objetivo
Se você é estudante, concurseiro ou trabalha em casa, você tem um objetivo: estudar ou trabalhar. Se você não está animado, trace um objetivo, afinal, você precisa trabalhar para obter retorno financeiro, você precisa estudar para entender uma matéria ou para passar no tão sonhado concurso.

Tenha em mente que tudo é questão de dar um passo, isto é, um passo rumo ao conhecimento, ao sucesso profissional ou ao sonho de se tornar um concursado. Quando você der o primeiro passo, irá entender que tudo se trata de dar um passo depois do outro. Você precisa ter um objetivo concreto e a vontade de alcançá-lo.


Dedicação, Foco e Organização
Se você tem um objetivo concreto e tem vontade para alcançá-lo, agora você precisa se concentrar nisso e direcionar as suas energias para o seu novo projeto.

Se você tem problemas com disciplina, liste as suas tarefas do dia-a-dia, incluindo horários, porém, conheça os seus limites! Ou seja, não planeje horários cansativos ou impossíveis de se cumprir. Inclua períodos com pausas, momentos para descansar ou praticar um hobby. Lembre-se que a disciplina é um hábito que se acumula durante o tempo.


Cuidado com as distrações!
Criar um cronograma viável é essencial para você evitar de se distrair em hora imprópria. Mas, como ninguém é de ferro, pode haver dias ou momentos que você realmente não esteja afim ou se sinta cansado. Quando isso ocorrer, descanse, tire um tempinho para você, afinal, sem concentração não dá para trabalhar ou estudar de forma efetiva e, quando isso acontece, tendemos a nos distrair com outras coisas.

Por isso, cuidado com as distrações, afinal, se você simplesmente abrir o facebook, não ficará apenas 5 minutos na rede social.


Motive-se: Pense nas recompensas do seu trabalho!
Essa é uma forma mágica de vencer a procrastinação, inclusive se você tende a desistir das tarefas no meio do caminho. Pensar nas recompensas do seu esforço e dedicação é o jogo mental que você precisa para prosseguir firme e forte em seu projeto. 

Pense nas recompensas do trabalho bem feito, afinal, muitas vezes é justamente isso que falta para que você se mova na direção certa.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário

Total de visualizações

Copyright © A Personalidade Jurídica ⚖ | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes