O
livro “Como falar em público” apresenta técnicas para falar bem diante de um
auditório, mostrando que é possível vencer o medo e fazer uma apresentação
clara, persuasiva, competente e que gere resultados satisfatórios ao
apresentador.
Falar
bem em público não é um dom, mas sim uma habilidade que se adquire com prática,
treino e aplicação de elementos estratégicos na hora de comunicar.
Para uma boa apresentação é preciso um planejamento, ou seja, toda a sua apresentação, do começo ao fim deve ser planejada nos mínimos detalhes, pois para falar bem, é necessário preparação e ensaio. Ter um plano B também faz parte do planejamento, já que imprevistos ocorrem.
Para uma boa apresentação é preciso um planejamento, ou seja, toda a sua apresentação, do começo ao fim deve ser planejada nos mínimos detalhes, pois para falar bem, é necessário preparação e ensaio. Ter um plano B também faz parte do planejamento, já que imprevistos ocorrem.
O que é preciso para
uma boa apresentação?
1.
Planejamento
2.
Ensaio
3.
Organização de ideias
4.
Persuasão
5.
Empatia
6.
Boa expressão verbal e corporal
7.
Domínio dos recursos audiovisuais
8.
Autopercepção e percepção do ambiente
9.
Comunicação clara e objetiva
Planejamento
A
organização e articulação de uma mensagem objetiva e lógica é a chave de uma
apresentação de sucesso, para isso é necessário fazer uma seleção de informações relevantes para o público-alvo. É importante
ajustar o conteúdo da mensagem aos objetivos da apresentação e também ao nível de
interesse, conhecimento e expectativa dos ouvintes. A relevância depende do
conhecimento que o orador tem dos ouvintes, por isso, é fundamental conhecer seu
repertório, que bagagem cultural que todas as pessoas possuem, como vivências e
experiências afetivas, religiosas, artísticas, conhecimentos científicos,
históricos, profissionais e etc.
Outro
ponto importante é a coesão das ideias,
ou seja, para uma comunicação efetiva é necessário que a mensagem seja
transmitida em uma sequência lógica, para que o público entenda o conteúdo da
mensagem.
O
terceiro ponto que deve ser ressaltado é o investimento
adequado ao conteúdo e objetivo. É essencial planejar a distribuição do
tempo, os argumentos e as informações a serem transmitidas.
Ficha Mental e Ensaio
Ter uma ficha mental é memorizar a sequência
da apresentação e elaborar um roteiro a ser seguido, como uma espécie de guia,
para que não seja esquecido nenhum item importante. A ficha mental proporciona
ao orador segurança, clareza e objetividade, além de uma boa administração das
ideias.
Persuasão
A
persuasão é fazer com que os ouvintes possam aderir às ideias da mensagem e
comprá-las. Para ter persuasão é importante que o orador tenha convicção,
empatia e credibilidade, ou seja, que esteja convicto de suas ideias, que saiba
o que o público quer ouvi e que tenha um relacionamento amigável, além de ser
um orador respeitável, que saiba o que está dizendo, pois sem credibilidade não
há como persuadir.
Fala, expressão
corporal e recursos audiovisuais
Como
vimos, o planejamento e a persuasão são dois pontos muito importantes, mas
também é preciso analisar outro ponto importante: a competência do orador.
Expressão Verbal
Tropeços
ou ruídos do orador pode comprometer a mensagem, por isso, ter uma boa
expressão verbal é fundamental para o sucesso de uma apresentação. Para isso, uma
voz mais impostada com boa pronúncia, entusiasmo, expressão facial sorridente e
entonação são fundamentais para um clima leve e descontraído.
Uma
fala competente é aquela audível, que combina entonação, produção da voz,
pronúncia, ritmo e pausas.
Voz
O
orador deve controlar os movimentos respiratórios a fim de que a expiração
predomine, pois é ela que gera o sopro necessário para a produção dos sons, por
isso desempenha um papel decisivo para a qualidade da voz.
Para
uma voz audível, o orador deve investir na expiração para impulsionar o volume
e altura dos sons. Para um timbre adequado e agradável, é preciso controlar a
força da expiração, evitando a perda de fôlego e o excesso de pressão nas cordas
vocais.
Entonação
Uma
fala envolvente cria um ambiente afetivo favorável e isto influi na recepção
das mensagens, pois conforme o tom da voz, um simples “bom dia” pode conotar
amabilidade, polidez, frieza e etc, quem dirá uma apresentação cujo objetivo é
persuadir. Para se ter uma ideia, uma entonação pode dar diferentes sentidos a
uma frase e tornar um discurso mais dinâmico e atraente. Saiba usar de forma
hábil a entonação.
Pronúncia, ritmo e clareza da fala
A
má qualidade da pronúncia pode prejudicar a clareza de uma apresentação e o
entendimento dos ouvintes. Falar em público é diferente de falar entre amigos,
onde muitas vezes usamos gírias. Na apresentação, a linguagem deve ser
disciplinada, clara, nítida e bem articulada.
Dica: Leia textos em voz alta com o objetivo
de treinar os movimentos articulatórios.
Ritmo e pausas
A
velocidade das informações deve ser observada, pois pelo fato do orador estar
empolgado ou tenso pode prejudicar a apresentação. Se for rápido demais,
prejudicará a clareza das informações, e se for muito lento, causará monotonia
e cansaço. Para evitar isso, adote pausas para ganhar fôlego e administrar o
ritmo.
Expressão Corporal
A
fala depende também da boa expressão corporal. Para uma apresentação eficaz, é
necessário estabelecer contato visual, gestos e movimentos, afinal, o corpo
também fala e emite mensagens, signos e indícios.
Dicas para uma boa
expressão corporal
- Manter contato
visual com os ouvintes,
- Ter uma
expressão corporal amigável,
- Fazer gestos e
movimentos coerentes com a apresentação,
- Evitar gestos
desordenados,
- Não prender as
mãos, braços, pernas e pés,
- Evitar colocar
as mãos nas costas, quadris e bolsos,
- Evitar gestos
e posturas inconvenientes,
- Evitar postura
imobilizada,
- Não ficar na
frente do projetor,
- Utilizar
caneta laser para a indicação de itens nos slides,
- Utilizar trajes pertinentes à ocasião,
- Articular de modo harmônico e coerente a fala (voz, entonação, pronúncia, gestos, posturas, ritmo e pausas) e também controlar a expressão corporal (contato visual, gestos, posturas, movimentação e vestuário). Além disso, saber usar os recursos audiovisuais é essencial para uma melhor compreensão da mensagem.
Recursos Audiovisuais
É
importante ter em mente que os recursos audiovisuais devem ser apenas um
suporte, pois o apresentador e sua mensagem é que são a atração principal. O
ideal é evitar um número exagerado de slides, excesso de texto e o exagero nas
animações.
- Power Point não é teleprompter
Os
slides devem reforçar a palavra do apresentador e não repeti-las, ou seja, não
é uma cola, mas sim em acréscimo visual, por isso, nunca leia os slides!
Dica: Use o recurso de anotações do software
e depois imprima, para que tenha um roteiro a ser seguido e que sua
apresentação esteja linkada aos slides.
- Cronograma de apresentação
Os
slides devem consumir cerca de 60% a 70% do tempo, a dica é planejar uma média
de 2 a 3 minutos por slide. Os outros 30% da apresentação é interessante
reservar para possíveis perguntas e interações com o público, ou até mesmo para
reparar possíveis falhas técnicas. Veja outros pontos importantes:
- Fazer um bom
uso das imagens é imprescindível para alcançar a emoção do público. Use
aquelas que provoquem respostas emotivas. A dica é usar mais imagens do
que texto.
- Outro ponto
interessante dos slides é harmonizar as cores e os tons, buscando os mais
agradáveis aos olhos e ao contexto do assunto da apresentação.
- Sempre faça um
teste com o projetor para avaliar a qualidade visual dos slides, pois no
monitor tudo pode ser diferente.
- Apresente textos
com tópicos e palavras-chaves. Uma dica é utilizar palavras que provoquem
a curiosidade dos ouvintes.
- Cuidado com a
ortografia: Revise, revise e revise o conteúdo.
- Nunca diga em
uma apresentação: “Ok, vamos para o próximo slide!” A sequência deve ser
natural e costurada. Quem dita a sequência é o ritmo.
- Evite o
exagero de efeitos especiais e sonoros.
- Se for
entregar algum material adicional no fim da apresentação, crie um
específico contendo dados não explicitados na apresentação, como tabelas,
textos e etc.
Apresentação ideal
deve conter:
Slides à Para motivar a platéia
Ficha-cola à Com o roteiro da apresentação
Material de Distribuição à Com informações mais detalhadas
Estilo
Para
falar bem com o público é preciso de uma linguagem clara, elegante e correta.
Uma linguagem “feia” pode comprometer toda a mensagem da apresentação, por
isso, se atente a:
- Erros
gramaticais,
- Falta de
clareza,
- Uso de
linguagem chula,
- Emprego
correto dos verbos,
- Concordância
nominal,
- Uso de
preposições e pronomes,
- Erros de
pontuação nos slides,
- Cuidado com a
redundância e pleonasmo.
Receita para falar em público
- Planejamento,
ficha mental (roteiro de guia) e muito ensaio,
- Saber utilizar
os recursos audiovisuais,
- Ter empatia, persuasão,
credibilidade e domínio do assunto a ser apresentado,
- Boa expressão
verbal e corporal,
- Comunicação clara, objetiva e dinâmica.
O livro é de leitura obrigatória para aqueles que possuem dificuldade na hora de organizar e passar as ideias em uma reunião ou apresentação.
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Concordância Nominal!!!
ResponderExcluirJá repararam como proliferou o uso do NOME junto com o PRONOME?
É um tal de falar:
- "João ele disse"
- "O deputado Pedro ele falou"
Isso dói nos meus ouvidos e a maioria das pessoas com quem falo dizem que não repararam...