Obrigado por Fumar é um filme que
aborda o universo dos lobistas, no caso, do lobista Nick Naylor e seu poder de
argumentação. Como porta-voz de uma empresa de tabaco, defende de forma
persuasiva os interesses para quem trabalha e influencia outras instituições.
Ao mesmo tempo em que passa uma imagem benéfica em relação ao cigarro para a
sociedade, tenta ser um modelo de pai para seu filho.
Essas atitudes retratam a arte de
manipular as palavras, de saber discutir e de questionar tudo o que é transmitido. Nick Naylor, em suas discussões sobre o cigarro, fala de maneira
convincente aos espectadores sobre a liberdade de escolha que cada um tem, pois
de acordo com o lobista, ninguém é obrigado a fumar, as pessoas optam por fumar
ou não, mesmo sabendo dos malefícios do cigarro, aliás, os próprios fumantes
sabem os perigos do vício. Mas, diante de um mundo em que a imagem e a
propaganda sofrem manipulações da mídia até chegar ao consumidor final, essa “liberdade”
pode ser considerada verdadeira?
O filme retrata as “jogadas de
mestre” que a indústria de tabaco pratica para que o cigarro esteja sempre em
alta, ou seja, as mensagens subliminares em filmes, propagandas não tão
persuasivas de proibição de venda de cigarros para menores de idade, suborno
oferecido como presente e o articulador lobista Nick Naylor, que constrói um
discurso convincente para defender o ponto de vista que lhe interessa na defesa
da indústria em que trabalha.
No discurso do lobista, a arte de
argumentar é evidente, pois ele tem a capacidade de convencer, falando à razão do outro, e persuadir, motivando o outro a fazer o que ele deseja, afinal, as pessoas são seres emocionais e 30% é convencimento e 70% persuasão. Assim, utiliza com maestria as técnicas argumentativas para eliminar os obstáculos que impedem o consenso e realiza o gerenciamento de relações de forma positiva.
Enfim, com muita ironia e humor, Obrigado por Fumar não gira em torno do
cigarro em si, mas sim dos milhões de
dólares que são investidos para a propagação da boa imagem das corporações e os
investimentos em assessoria de imprensa e relações públicas para que o
consumidor acredite em sua integridade, conseguindo assim, manipular a opinião
pública. Relata um exemplo de como a argumentação é eficaz e a importância de
manipular as palavras e assim, consequentemente as pessoas, fazendo o que não
parece ser ético em troca de ótima remuneração e o controle da sociedade.
Interessante
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